sábado, 28 de abril de 2012

28/04/2012 - Morro Itacolomi - Gravataí - RS

Sábado, 28/04/2012, fomos ao Morro Itacolomi em Gravataí/RS. O dia começou meio nublado com previsão de chuva para a tarde, mas mesmo assim não desanimamos e partimos de Porto Alegre às 08:20h da manhã em direção a Gravataí.

Participantes (da esquerda para a direita na foto acima): Edson, Cláudio, Ronaldo e Edmundo.

Informações sobre o Morro Itacolomi no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_Itacolomi

Acesso: Parada 83A da faixa de Taquara (RS 020) em Gravataí/RS, tendo como ponto de referência o Sítio do Beto que fica logo a frente. Ao chegar na parada 83A, entre a esquerda na primeira rua asfaltada (Av. Paes de Andrade) e siga nela até o seu fim, chegando lá, entre a esquerda na rua Nicolau Coelho, pois no fim desta rua está o início da trilha que dá acesso ao morro (Ver mapa). Por lá mesmo deixamos o carro, em frente a casa de um morador que nos indicou onde ficava a trilha de acesso ao morro. Na volta demos espontaneamente uma gorjeta para ele por ter reparado o carro.

Nível de dificuldade do trekking: fácil em alguns pontos e moderado em outros, mas não é aconselhável levar crianças, pois durante a subida existem trechos muito íngremes e escorregadios onde é necessário se segurar com as duas mãos nos cipós, raízes e arvores ao longo da subida.

Bom, então vamos deixar de papo e vamos logo as fotos:

No início da trilha de acesso ao morro.

Durante a trilha de acesso ao morro.

Mas bá tchê, a subida já está começando aos poucos.

A trilha parece não ter fim.

Paradinha para a foto.

Pô, mas outra parada para foto!

Agora uma foto de cima para baixo, mas ainda subindo.

Ainda tem tudo isso pela frente e não estamos nem perto do topo.

A coisa está começando a ficar melhor, já estamos vendo rochas em meio a mata.

'
Chi! Vamos ter que subir lá. Mas não dá nada, nóis semo gaúcho macho mesmo.

E lá vamos nós.

Cuidado para não escorregar, pois não sei onde ocê vai parar.

Mas como eu não sou bobo, esperei os cabras subirem primeiro com a desculpa de ficar para tirar uma foto, só para ver se ninguém iria voltar rolando morro abaixo. Só dispois eu fui.

Ah! Mais contentes que criança quando ganha um doce. Isso que nem chegamos no topo ainda (cambada de bobões).

Agora falta bem pouco para atingirmos o topo.

Agora sim, chegamos no topo (the top of the world).

Vista para Gravataí, Alvorada, Viamão e Porto Alegre.

Vista para um outro morro que fica ao lado.

Depois que nós descermos deste lado do morro é para lá que nós vamos, mas ainda temos muitas trilhas para andar deste lada de cá.

Bem na lá no canto superior desta foto passa a RS 020 e a Rua asfaltada que vem em nossa direção é a Av. Paes de Andrade. No canto inferior esquerdo da foto podemos ver um corsa preto, é o carro do Ronaldo que ainda está lá (ufa!).

A gurizada não pode ver uma pedra que já quer tirar uma foto. Detalhe, a alguns passos atras de nós não tem chão, ou melhor, tem, mas ele está a muitos e muitos metros abaixo.

Mas bá tchê, mas qual foi o vivente que ficou na frente do pico que estava logo atras.

Em algum lugar no meio do mato, mas ainda em cima do morro, três patetas estão olhando pequenas frutinhas escuras em uma arvore e tentando adivinhar que fruta que é, mas não importa ninguém chegou a um consenso mesmo.

Ainda desbravando trilhas, seguimos adiante para sei lá aonde, mas com a convicção de chegar a algum lugar, espero.

Paradinha para a fotinho.

Bem, mas bem, bota bem lá em baixo nisso, vocês talvez irão conseguir ver um pequeno ponto preto quase na esquina de uma rua, este ponto preto é o carro do Ronaldo que para a nossa tranquilidade ainda continua lá.

Pô fotografo! Te liga tchê é quase a mesma foto que a de cima. Mas que barbaridade.

Resposta do fotografo sobre a foto anterior: Ah! Mas essa foto agora não é parecida com as outras duas, virei a câmera uns 45 graus para a esquerda.

Bá, mas essa foto tem que entrar para o livro das idiotices. Apoiei a maquina fotográfica em cima de um pequeno galinho de uma planta, liguei o disparador automático e saí correndo para sair na foto, só que no sair correndo eu esbarrei na planta e a maquina ficou pendurada e nós muito espertos que somos, nos atiramos no chão para não perder a foto. Mas que bando de "tapados" mesmo. (Bom, vamos todos concordar. Se não são as idiotices, o que sobra para contarmos, lembrarmos e rirmos depois?)

Ah! apoiei a maquina no mesmo galinho, porém agora não esbarrei no dito cujo. Agora sim a foto saiu como deveria e não a doideira da foto anterior.

Como podemos observar na foto, o pontinho preto continua parado na rua, é sinal de que o carro do Ronaldo está lá e nós não vamos ter que pegar ônibus para voltar para casa.

É, tem bastante mato nesse morro e isso é muito bom, pois indica que a natureza está sendo preservada.

Logo mais a frente podemos ver um pequeno pico, é lá que é o Sítio do Beto.

Mais mato e rocha. É isso que esperamos nas trilhas em morros, pois quanto mais complicado e difícil for o caminho, melhor.

Agora nós já estamos retornando das trilhas deste lado do morro. Agora o nosso objetivo é chegar naquele pico lá na frente e para isso, teremos que descer tudo o que subimos e subir naquele outro lado de lá.

Descendo e fazendo palhaçadas. Ainda bem que ninguém escorregou e caiu de bunda no chão. Ah! Espera aí, lembrei que mais lá em cima o Edson meio que escorregou e caiu de bunda no chão, pena que não deu tempo de fotografar, pois o vivente se levantou ligeiro para não pagar mico.

É nóis aí de novo.

E mais uma vez.

Ah! Agora sim, já descemos todo o lado de lá do morro e agora estamos subindo este que dá acesso ao pico de pedra.

Olha só o tamanho deste paredão de pedras, acho que o Ronaldo deve estar borrado de medo, pois está olhando para baixo (brincadeira, ele está olhando o Cláudio e o Edson subirem).

Ah, mas ninguém merece. Levanto às 07:00h da madruga para sair de Alvorada e vir fazer trekking em Gravataí e o vivente me usa uma escada para subir uma pedrinha de nada, mas vai criar vergonha na cara, nós somos machos ou o que? (Por favor, não respondam esta pergunta nos comentários, foi apenas um desabafo!).

O cara tá que é uma donzela mostrando as pernocas brancas, mas vai pegar um sol rapaz, sol é fonte de vitamina D e faz bem a saúde.

Mas ah guri, agora melhorou um pouco, mas só um pouco.

Lá no longínquo horizonte, em cima da pedra, está o Cláudio.

Mas ah garoto, até parece homem.

Estamos quase lá.

Está quase.

E na reta final da subida, olho para trás e vejo um vivente caindo pelas tabelas e se apoiando em um pobre galho de arvore.

Vocês estão vendo, não é implicância minha. O cara não se desgruda do pobre galho, está levando o coitado de arrasto por toda a caminhada.

Ah gurizada, já chegamos lá. O Ronaldo mal chegou e já foi subindo numa pedra para tirar uma fotinho.

E lá em cima da pedra, podemos ver um urubu branco, opa, é o Edmundo.

O urubu mais de perto. Só que ficou meio estranho essa foto, o cara não tinha nada mais delicado para sentar em cima não.

O Cláudio tá louquinho para subir lá também.

Tá, o Cláudio e o Edmundo já estão lá em cima e você Edson vai encarar ou vai ficar só tirando fotinho no baixinho perto do chão.

Mas ah! Que cabra forte, está erguendo sozinho duas rochas (saí daí o falcatrua).

Agora eu subi na vida. E pessoal, acreditem, essa e a maneira mais radical de se subir na vida e ser alguém, alguém lá longe é claro! (quero ver descer agora).

Amigos do Trekking adverte: Se você quer realmente subir na vida, vai estudar, trabalhar, dar duro e vê se para de ficar subindo morrinho.

Ronaldo pensando: Mas ah se eu tivesse um trono assim no banheiro lá de casa!

Ei, psiu. Acordaaaa Cláudio. Pô, o cara tá dormindo em pé.

Ah garoto, agora acordou.

É uma vista fantástica. Esse é o privilégio de fazer trekking.

Bá, mas o cara não pode ver uma pedra que já quer subir para tirar uma foto.

Oh! Vida boa a do Edson.

Vamos lá Ronaldo, eu jogo a corda azul e você amarra no pescoço que eu puxo, qualquer coisa o Cláudio dá um empurrãozinho.

Alguém sabe me dizer se ele vai escalar ou dar com a cabeça no paredão?

Ufa! Em resposta a pergunta acima podemos concluir que ele foi escalar.

Que animal é aquele ali entre as pedras, opa, não é um animal, é o Ronaldo.

Bá, mas agora tem dois animais!

Agora sim, a fauna em peso. Mas olha só o Ronaldo fazendo pose de machão ali em cima.

Olha só a onde aqueles dois malucos que nós não conhecemos estão subindo. Ah, mas eu que subir lá também!!!

Reparem nos braços do Ronaldo, vai dizer que não parece que ele está tentando bater asas para voar.

Que tal essa pose. Ah, não gostei vou tirar outra.

Agora tá legal!

Mas alguém pode explicar o que é aquilo.

Olha a delicadeza dos rapazes para descer, cuidando para não estragar as unhas.

Pô, mas ainda não conseguiu descer.

Enquanto o nosso amigo ainda está tentando descer eu já dei a volta pelo lado da pedra e já sai na frente (lero lero, lero lero).

E lá vou eu, escalando na mão o paredão.

E tô subindo.

E subindo.

E cheguei lá no topo, mas ah!

Isso, se atira o animal.

Ih, acho que não tem saída para este lado.

Realmente é um lugar muito lindo. Só ver em fotos não basta, tem que estar lá e ver tudo ao vivo e sentir a emoção.

Ei, olhem para cá para tirar a foto.

Bom, um olhando já está bom.

Ah, tá descansando tchê.

É uma vista indescritível.

As pedras parecem estarem soltas, mas é bem seguro de subir, desde que você se segure firme nas pedras e tome cuidado para não escorregar.

É, e como tudo que é bom, está acabando e lá ficou o Morro Itacolomi.

E termina mais um passeio bem sucedido dos Amigos do Trekking.

Ah, lembram do carro do Ronaldo que era só um pontinho preto lá de cima, aí está ele. Oba, não vamos voltar de ônibus para casa.

Pessoal, realmente foi um passei incrível que nós fizemos hoje. Além de apreciarmos as belezas da natureza, também fizemos a nossa contribuição recolhendo tudo que era lixo que encontrávamos pelo caminho, pena que só tínhamos duas sacolas para encher, pois se tivéssemos mais, com certeza iríamos encher todas, pois ainda tem muita gente sem consciência que agride a natureza deixando lixo pelo caminho. Obrigado, valeu galera e até o próximo Trekking.

* Palavras em itálico estão escritas no idioma caipirês ou dialeto caipira que é falado pelos caipiras.